Como é difícil se manter na linha quando o assunto é saúde e nutrição!!
Pra começar, a profissional me fez uma avaliação corpórea que denunciou o que meu corpinho, mais ou menos enxuto, não entrega de primeira: faço muito pouco exercício (como assim? e o levantamento de peso, leia-se filha, não conta? e a correria pra dar conta de casa, filha pequena, trabalho, subir e descer escada, não servem pra nada???!!). Devido à pouca atividade física regular, meu índice de massa magra (músculo) é infinitamente inferior ao de massa gorda, leia-se banha! Sabe o que isso significa? Que preciso urgentemente malhar pra acelerar o meu metabolismo e ter mais saúde.
Seguindo na nossa investigação, ainda encontramos um teor de glicose acima do desejável. Outra aparente contradição. Quase não como açúcares nem doces! Mas, quem disse que eles residem só aí? O vilão, no meu caso, é o caboidrato dos pães, bruschetas, pizzas e demais belisquetes que não dispenso no fim de semana, juntamente com minha taça de vinho!
O mais irônico nisso tudo é que, pouco depois de chegar a essas constatações, fui surpreendida pela notícia de que meu pai sofrera um infarto e que encontra-se com três veias do coração bastante obstruídas, sendo necessário passar por cirugia. Não podia ficar mais surpresa. Assim como eu, ele nunca teve uma alimentação desregrada e não é gordo mas, da mesma forma, nunca praticou atividades físicas regulares e é fã incondicional de pães, bolos, macarrão e biscoitos.
Resultado, estou tendo que aprender a melhorar o que achava que já estava bom. Tomando litros e litros de água por dia (assim como as modelos e beldades da TV), tentando comer mais frutas e verduras e me esforçando pra malhar com mais frequência, mesmo que não ache isso a coisa mais divertida da vida.
Os efeitos, embora discretos, já começam a aparecer. Meu intestino está mais alerta e regular, minha disposição aumentou e até a minha silhueta já se apresenta um pouco mais enxuta. Já me conformei que não terei o shape das beldades do mundo da moda, mas estou confiante de estar dando excelentes passos rumo a uma vida mais saudável.
Que supresa pra mim tb, eu achava que só em ser aparentemente magra era o suficiente. Isso serviu de alerta, vou conversar com o meu obstetra sobre exercícios que posso fazer e assim que parir vou procurar o mesmo que você. Fiqwuei com medinho, pois adoro carboidratos e um pouco de fritura. Ai meodels!
ResponderExcluirPriscila Nascimento
Pri,
ExcluirNada mais certo do que o ditado "quem vê cara não vê coração", né?! A última pessoa do mundo que imaginaria com as veias coronárias entupidas e pior, enfartando, seria o meu pai e olha aí no que deu. No meu caso também, só com exames mais detalhados (que normalmente não nos pedem) é que descobri que minha glicose precisa de atenção especial e, inclusive, detectamos deficiência de algumas vitaminas que também não sabia que estavam me fazendo falta. Enfim, o segredo é comer bem e se mexer muuuito! Rs.