terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Caçador de Corruptos


O instrumento de caça...
O corrupto...
E o destemido caçador!

O Nordeste do Brasil é mesmo uma região ímpar. Foi daqui que saiu o nosso atual presidente da república, o carismático Lula da Silva. Também foi daqui, da região das Alagoas, que ha 20 anos surgiu um outro presidente, alçado do semi-anonimato à glória como “o caçador de marajás”.

E é justamente, aqui no Nordeste, dessa vez em Ilhéus, na Bahia, que encontrei um caçador de corruptos. Popularmente conhecido como Gil, o caçador de corruptos tem 40 anos de idade e exercita sua arte à beira da praia. Os corruptos em questão, são uma espécie de crustáceo utilizada como isca para pesca.

Com um sugador improvisado com tubos de PVC e pedaços de sandália de borracha ele suga o corrupto do fundo da terra, porque corrupto que se preza se esconde nas profundezas e age em silêncio. Numa única manhã, seu Gil captura centenas deles, embora tenha que tomar muito cuidado pois, ao menor vacilo, o bicho ardiloso se enterra nas profundezas novamente e a recaptura pode tornar-se impossível.

Qualquer semelhança com a outra espécie de corruptos da qual estamos acostumados a ouvir falar diariamente, não deve ser mera coincidência. Ciente disso, seu Gil abre um sorriso farto e garante que sua caça seria muito mais produtiva se pudesse usar seu sugador de corruptos em certos prédios de Brasília. Será o prenúncio de mais um nordestino no poder?! O slogan não vai ser problema: “Vote em Seu Gil, caçador de coruptos, para presidente do Brasil”.

Um comentário:

  1. Olá, o nome "corrupto" foi realmente inspirado no ano de 1986, na época em que se falava muito sobre a corrupção ( o que não mudou nada nos dias de hoje), esse apelido no animal surgiu na praia de Ipanema no Paraná, eu era criança na época e estava caminhando com meu pai na praia quando nos deparamos com um senhor com uma "bomba de sucção retirando eese animal" e meu pai curioso perguntou para que servia, se era para se alimentar disso (apesar de ter uma aparencia desagradavel) e o Alemão com seu sutaque nos respondeu que era uma isca, meu pai perguntou o nome do bicho mas era um nome muito complicado, e meu pai sem querer apelidou de corrupto por andar bem escondido e quase ninguém pega ele, como meu pai sempre teve lida com pesca e tinha amigos que também pescavam , ele espalhou a notícia da isca e o apelido do bicho pegou "corrupto", mais facil do que o nome original, uma conscidência da época dos politicos corruptos deu o apelido a esse animal, mas infelizmente os corruptos animais estão sendo explorados e estão sumindo de algumas costas brasileiras, e os verdadeiros corruptos politicos estão cada vez mais aumentando... esta é a história real...

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário. Terei o maior prazer em conhecer sua opinião!